Atualmente os modelos do uniforme do Botafogo sofrem poucas alterações a cada nova temporada, mudam de forma discreta. Na minha opinião essas alterações poderiam ser mais significativas e ousadas, para que haja um interesse ainda maior por parte dos torcedores.

Cada modelo de uniforme tem o poder de marcar e identificar como foi a história do time nas temporadas. Quando um time ganha um campeonato, o que vem à memória é o uniforme que o time estava usando, qual era o patrocinador, o fornecedor de material esportivo, cores, formatos do uniforme, etc. 

No Botafogo essa correlação entre o ano e camisa é percebido de outra forma. Por exemplo, a camisa de 95 é icônica por conta do patrocínio da Seven Up. Já aquela camisa toda estranha, cheia de patrocínio com Neo Química em destaque, marca o título do carioca de 2010, na cavadinha do Loco, entre outros exemplos. 

Ou seja, as estampas dos patrocínios que fazem esse papel de “iconificar” o uniforme e não os modelos dos uniformes.

Times europeus utilizam bem essa estratégia de explorar a alteração dos modelos a cada nova temporada, como Barcelona, Bayern, PSG entre outros.

uniformes-barcelona

O Barcelona explora muito bem essa alternância de estilos e consegue sempre inovar e promover um novo estilo a cada ano.

Se um uniforme muda discretamente de uma temporada para outra então não há muito interesse em consumir um novo produto que mudou apenas um detalhe.

Como podemos observar, dá para ousar bem nessa questão sem perder a identidade principal do clube, vide o Barcelona, que um ano tem listras em degradê, no outro vem com listras horizontais, depois volta com listras verticais, enfim, muda bastante. E o mais importante, sempre com um conceito para cada estilo.

Como eu imagino

Pois bem, então como funcionaria essa alternância de estilos no uniforme do Botafogo? Fiz três estudos para ilustrar a ideia de como funcionaria no uniforme principal. A seguir o estudo completo e detalhado de como eu imaginei os uniformes para as próximas três temporadas.

 

Para 2017

O conceito: A fusão. Uma parte importante na história do nosso glorioso foi quando o Clube de Regatas Botafogo e o Botafogo Futebol Club se fundiram e foi fundado o Botafogo de Futebol e Regatas. Busquei inspiração nesse momento histórico para criar o conceito do uniforme para 2017.

conceito-uniforme-para-2017

O clube de regatas usava, e usa até hoje, a camisa preta. E o time de futebol já usava a camisa listrada. Então a ideia é representar essa fusão através do preto com o branco dividido ao meio.

A proposta:

Sem as tradicionais listras e ainda sim alvinegro.

Sem as tradicionais listras e ainda sim alvinegro.

Inovação: Pela primeira vez na história, a camisa não teria as tradicionais cinco listras verticais com a faixa central preta. Porém, ainda sim com a identidade alvinegra.

Patrocinadores: Eu sempre acho que os patrocinadores tem que estar o máximo possível integrado ao uniforme, não apenas inserido de qualquer maneira, como se fosse um adesivo da marca colado de qualquer jeito, na minha opinião quando isso acontece, Guaraviton, por exemplo, parece que não há integração entre o uniforme e a marca, entre o Botafogo e a empresa patrocinadora, tem de haver uma sinergia.

Por isso, nesta versão, imagino que as marcas dos patrocínios deveriam ser estampadas na cor cinza, para manter uma paleta de cor com preto, branco e cinza no uniforme de uma forma geral.

uniformes-botafogo-2017-detalhes-b

Detalhes: Informações inseridas na cor cinza e listras finas, que faria um link visual em todo uniforme.

Acredito que o fato de o uniforme principal não ter as tradicionais listras teria um grande impacto, tanto na mídia quanto em nós torcedores, e vejo que esse impacto seria bom. Do tipo: “Botafogo surpreende e lança uniforme sem tradicionais listras” ou “Botafogo inova em camisa metade preta e metade branca” e até mesmo manchetes mais conservadoras do tipo “Clube anuncia camisa diferente para próxima temporada“. Acho que esse buzz na mídia gera um interesse ainda maior, seja com opiniões e manchetes mais conservadoras ou mais progressistas. O importante é gerar interesse em nós torcedores e tornar o clube uma referência nessa questão, de uma identidade forte e sempre inovadora.


Para 2018

O conceito: A constelação de ídolos. A quantidade de jogadores acima da média que jogaram no Botafogo é muito grande, só para citar alguns: Nilton Santos, Garrincha, Jairzinho, PC Caju, Zagallo, Didi, Túlio, Seedorf e por aí vai. Então,  para esse uniforme, a ideia é buscar essa referência dos grandes ídolos, que é uma marca registrada do Botafogo.

Muro em frente a General Severiano com ídolos.

Muro em frente a General Severiano com ídolos.

A proposta:

uniformes-botafogo-2018-detalhes-a

Visibilidade das informações: As listras em preto e branco não favorece a exposição de marcas de patrocinadores, acaba ficando uma poluição visual no uniforme, ainda mais nos dias de hoje que são inseridos mais de um patrocinador.

Para essa versão pensei em um artifício para melhorar a legibilidade da marca do patrocinador master e integrá-la ao uniforme, que foi escurecer um pouco a região frontal com um suave degradê. As marcas e informações com a cor branca ficariam ressaltadas no uniforme.

uniformes-botafogo-2018-detalhes-b

Alvinegro sem ser preto e branco: Com relação as cores, o preto não seria 100% preto e o branco não seria 100% branco, junto com o pattern de estrelas essa combinação resultaria em uniforme levemente escuro nos tons claros, ressaltando ainda mais as marcas, escudo e números em branco.

O pattern criado representa essa constelação e dentro de cada uma teria o nome do jogador que fez história no Botafogo.

uniformes-botafogo-2018-pattern


Para 2019

O conceito: Teresa Herrera de 96. Alguns momentos foram marcantes na história do Botafogo e para essa proposta de uniforme busquei como referência um jogo histórico, o do título do torneio Teresa Herrera disputado em 1996 em que o Botafogo foi campeão usando a camisa do La Coruña, explico mais abaixo o motivo.

A proposta:

Desconstrução das listras com um visual moderno e um que de La Coruna.

Desconstrução das listras com um visual moderno e um quê de La Coruña.

Um dos uniformes mais legais do Botafogo que vi nos últimos anos foi o de 2007, do carrossel do Cuca, que as listras foram mais ousadas, acho que em alguns modelos isso poderia ser mais utilizado. Nessa versão ousei mais no formato das listras.

O porquê do La Coruña: Para maioria dos botafoguenses nem precisa explicar, mas vamos lá: Em 1996 o Botafogo disputou a final do torneio Teresa Herrera, na Europa, contra o Juventus e foi campeão. Segundo o juiz da partida a camisa reserva do Botafogo era parecida com a da Juventus e, por isso, foi necessário jogar com a camisa emprestada do La Coruña, que também disputou o torneio. Botafogo e La Coruña estarão sempre interligados por conta desse jogo. Achei legal criar os grafismos da camisa fazendo referência à esta camisa do La Coruña e também à camisa reserva do Botafogo, que seria usada naquele jogo.

Botafogo jogando com a camisa do La Coruña, nosso amigo europeu, e a camisa preta reserva, que seria usada no jogo.

 

uniformes-botafogo-2019-detalhes-b

 

As três juntas

O grande motivo deste estudo é para podermos visualizar a alternância de estilos de um ano para o outro. A seguir, imagens ilustrando a comparação.

uniformes-botafogo-comparacao-anos-01

uniformes-botafogo-comparacao-anos-02

uniformes-botafogo-comparacao-anos-04

uniformes-botafogo-comparacao-anos-03

Com esse estudo tento mostrar que é possível ser mais ousado sem perder a tradicionalidade alvinegra.

A superstição: “Ah! Mas porque mexer no uniforme listrado clássico? Melhor não mudar não”. Tenho certeza que alguém vai pensar assim por conta da famosa superstição alvinegra. Porém, eu acho o seguinte: Que se criem novas superstições, imagina: “Depois que o Botafogo adotou a alternância de estilos no uniforme principal, voltou a conquistar títulos nacionais e internacionais” estaria publicado em algum site de notícias no futuro, enfim, sonhar não custa nada. ☺💭

Para finalizar, uma pergunta rápida:

Não entendeu o “V” no uniforme?

V Design é uma marca, ainda fictícia, criada por mim e que usarei para ilustrar alguns estudos aqui no site.

Porém, se você curtiu o design dos uniformes e acha que seria legal inserir a marca no uniforme do seu time ou clube com o design feito por mim, entre em contato pelo e-mail contato@obotafogoqueeuimagino.com.br 😉

Saudações Alvinegras