Aqui vão as minhas sugestões das três camisas do Botafogo para a temporada 2018-19.

Todas em cima de um conceito que busca homenagear o título da Conmebol de 93.

O Conceito

Depois de toda a experiência na Libertadores ano passado, a Copa Sul-Americana virou o torneio que todos os botafoguenses sonham na temporada, o já famoso #queremosobi.

Com isso em mente, pensei em resgatar um pouco da história da temporada de 1993, em que fomos campeões da Copa Conmebol. E trazer os bons fluídos desse campeonato para o uniforme de 2018.

A titular

Camisas Titular Botafogo 2018

Sugestão para camisa titular de 2018.

A principal referência da camisa de 93 é que a faixa central era branca. Peço licença ao estatuto para sugerir essa alteração. O estatuto diz que a faixa central tem que ser sempre preta. Mas para essa temporada, tem um bom motivo, trazer boas energias do uniforme de 93.

A camisa de 93, produzida pela ProOnze, não era muito bonita, convenhamos, e tinha uns quadrados brancos onde eram inseridos as marcas e o escudo, um recurso usado para poder dar melhor leitura.

Fiz uma referência a isso com pequenas quebras nas listras, criando uns “dentes” nas faixas, sem deixar de perder o formato geral das listras, um detalhe para valorizar e “linkar” visualmente com a camisa de 93.

Gola e detalhes cinza remetem ao meião cinza, que voltou a ser utilizado naquela temporada depois de muitos anos, trazendo sorte para a conquista.

Optei pela manga toda preta, sem listras brancas, para realçar a borda da manga em cinza.

Preferi também estampar as versões monocromáticas dos patrocinadores.

A reserva

Para a camisa reserva branca, essa é a minha sugestão.

Sugestão para a camisa reserva branca do Botafogo para 2018.

Sugestão para a camisa reserva branca do Botafogo para 2018.

O principal detalhe da camisa branca é o escudão do Botafogo na frente de forma quase subliminar, como uma marca d’agua. Uma tendência que surgia nos uniformes na época e que foi usado pela comissão técnica do Botafogo também. O uso mais famoso que está no consciente de todos é a camisa da seleção de 94, onde tinham os escudos da CBF grandões na parte da frente.

Gola e barra na manga preta remetem a camisa branca usada na temporada de 93.

A terceira

Para a terceira camisa preta do Botafogo essa é a minha sugestão.

O principal detalhe dessa camisa é uma listra central que remete as cores do nosso adversário na final, o Peñarol. O escudo do Peñarol também tem estrelas, só que nas cores amarelo e preto.

Na parte de trás da gola também tem uma fita que remete as cores do Peñarol.

Uma singela homenagem ao nosso irmão uruguaio. Com detalhes em amarelo na camisa onde a cor predominante é preta, assim também como foi o Botafogo naquela final no Maracanã. 😀

Gostou? Não gostou? Sugestões? Deixe seus comentários abaixo. Até o próximo post! 😉

Saudações Alvinegras

Para a galera que curte edição de camisas, os mockups são daqui: 👉 mockit.net 👌