Primeiramente gostaria de parabenizar a diretoria do Botafogo e sua equipe, que transformaram o Engenhão numa verdadeira casa alvinegra, a customização ficou ótima, a sensação de criar uma atmosfera alvinegra é algo que a torcida sempre quis e finalmente foi feito. É uma prova que, com vontade política e mente aberta para novas ideias, é possível realmente fazer as coisas acontecerem, mesmo com limitações financeiras. Espero que essa mentalidade sempre exista nos membros da diretoria atual e das futuras. 😉
Porém, acho que ainda tem muitos pontos a evoluir nesse quesito e este é o primeiro artigo no site que mostro uma sugestão para o nosso estádio.
A proposta
A minha sugestão é utilizar painéis de LEDs nos frisos das arquibancadas do Nilton Santos. A instalação dos painéis permitiria que essa nova mídia pudesse ser explorada pelo Botafogo para a inserção de anunciantes e marcas de patrocinadores. Além disso, seria possível explorar esse espaço para inserir informações referentes ao jogo, como cartões, substituições, gol e etc, deixando o estádio mais ‘vivo’, com informações visuais para criar uma conexão maior entre estádio e torcida, o que, particularmente, acho que é o mais legal.
Estádios no mundo inteiro, como podemos ver nas imagens a seguir, utilizam painéis de LED nos frisos das arquibancadas de diversas formas.
Como é no Niltão
Na arquitetura do nosso estádio, são dois os frisos das arquibancadas e bem próximos, formando duas faixas paralelas na parte de cima e de baixo dos camarotes.
O estádio já explorou esses espaços com placas físicas, como mostram as imagens abaixo. O problema principal que vejo é a poluição visual de marcas que é gerado pelo fatiamento de espaços. Um outro problema é que nem sempre é preenchido todos os espaços com anunciantes, ficando alguns espaços vazios.

Como já foi: Antes, o estádio Nilton Santos possuía placas físicas. (Vítor Silva / SS Press/Botafogo)
Atualmente essas placas estão desativadas, sem nenhum anunciante.

Como é: Fotos tiradas em jogo da Libertadores de 2017, contra o Olímpia. (Vítor Silva / SS Press/Botafogo)
Um detalhe no formato criado
Na pesquisa que fiz, observei que nenhum dos estádios pelo mundo exploram o formato dos LEDs, são sempre retangulares. E é possível criar alguns formatos diferentes.
Pensei em um formato que remetesse a parte superior do escudo do Botafogo. Nessa parte central e ondulada entraria o placar do jogo. Abaixo, uma visualização planificada do formato que imaginei.
Portanto, só seria possível esse detalhe na ala Oeste, onde fica a parte reservada para a imprensa. Na Leste prejudicaria um pouco a visibilidade dos torcedores. Pelos meus cálculos, essa expansão do painel afetaria a visibilidade apenas de uma fileira da arquibancada, que seria na parte inferior e de um pequeno trecho. A parte de imprensa não seria afetada por essa expansão.
Acho que vale a pena criar esse detalhe, esse diferencial, algo mais com a cara do Botafogo e não apenas pegar e instalar painéis de LED retangulares nos frisos. Ao meu ver, traria originalidade ao projeto.
As animações
Então pois bem, definido o formato, vamos ver como poderiam ser explorados as animações que entrariam nos painéis. Criei alguns exemplos tanto para anunciantes quanto para informações do jogo.
Anunciantes:
A animação abaixo mostra como o clube poderia criar uma peça conectando todos os patrocinadores do clube, utilizando elementos da identidade visual alvinegra.
Informações do jogo:
Além da publicidade, é possível explorar nestes espaços informações do jogo, deixando o estádio mais vivo, mais conectado com o torcedor.
Placar do jogo: Na parte central, onde há a ondulação, seria exibido o placar, com os escudos e nomes dos times:
Gool: Animação para quando saísse gol no Niltão:
Cartões amarelos e vermelhos. A ideia aqui é que o estádio fique com uma cor amarelada ou avermelhada quando sairem os cartões com a luz gerada pelos painéis de LEDs.
Nas substituições, as partes de cima e de baixo poderiam ser exploradas utilizando uma diferença de cores para informar quem vai entrar e quem vai sair. Outras informações também poderiam utilizar essa possibilidade de diagramação nos frisos de cima e de baixo.
Como eu imagino, em 3D
Tenho certeza que em algum momento isso vai acontecer, pois os painéis de LEDs estão ficando cada vez mais populares mundo afora, é uma questão de tempo, espero eu. Porém, enquanto não acontece, podemos visualizar no video que produzi, com simulações em 3D, como ficaria a implementação desses painéis de LEDs nos frisos do Niltão.
Imagens
A seguir, algumas imagens das perspectivas geradas de diversos ângulos:
Portanto, fica aqui mais um estudo e sugestão para o Botafogo. Este estudo demorou um bom tempo para ser feito pois queria utilizar 3D para ajudar na compreensão da ideia. Como foi o primeiro, tive que recriar o estádio todo com as cores do Botafogo. Nos próximos estudos com o estádio, terei menos trabalho pois já tenho uma base para trabalhar. Foi suado, mas um estudo bem legal que gostei muito de fazer. Espero que gostem. 😉
Um agradecimento especial a Rebus Farm, que me ajudou e possibilitou que eu fizesse os renders em 3D do projeto.