Aqui começa uma série no site onde postarei ilustrações dos uniformes do Botafogo. Uma viagem na história dos mantos alvinegros, temporada a temporada, da camisa titular a quarta camisa. Tentarei fazer o máximo de detalhes possíveis, como costuras, formato, tecido, brilho, etc. para gerar um material que o torcedor mais nostálgico tenha prazer em ver e relembrar como foi o uniforme utilizado em cada temporada. É o inicio da minha contribuição para ajudar documentar a história gloriosa através de ilustrações de seus uniformes.

Espero sempre ter um retorno de quem já acompanha o site, para juntos podermos definir qual o próximo uniforme a ser trabalhado. Vai ser um prazer fazer e produzir esta série, acompanhe. 😉

Uniforme de 2007

Começo com o uniforme de 2007, que na minha opinião, foi um dos mais legais que o Botafogo já teve. O uniforme foi utilizado entre 20 maio de 2007 até 20 de maio de 2008, o certo seria 2007-08, mas vamos só de 2007 mesmo pois acho que fica mais fácil de recordar.

Mostrarei a seguir ilustrações de cada peça separada, os uniformes completos e também outros detalhes.

Camisa titular – Listrada

Essa camisa listrada vai ficar marcada na história como a camisa do “Carrossel Alvinegro”, do time comandado pelo Cuca.

Na época as camisas estavam ficando cada vez mais justas no corpo, as mangas sendo menos largas e o corte usado nos moldes mais justos com tecidos mais elásticos. Porém, o grande destaque em 2007 foi no desenho das listras.

O uniforme teve um design mais arrojado, com listras curvas na parte inferior da lateral. Esse detalhe fez o uniforme sair do padrão e mesmo assim não perdeu a identidade da camisa alvinegra, foi bem ousado para os padrões tradicionais botafoguense. Combinava até com o time do Cuca, nesse quesito ousadia.

Desenho exclusivo

Em 2007, não lembro de nenhum outro clube, que usava Kappa, ter um desenho igual ou parecido. Acho que isso tem que ser valorizado, pois é perceptível que foi criado um projeto exclusivo para o clube, não fica aquela coisa de pegar e reaproveitar um template de outro time. Pena não ganharmos um título de expressão com essa camisa. Enfim, um belo projeto feito pela Kappa em 2007.

Camisa reserva – Branca

Bom, o que sobrou de criatividade na camisa listrada talvez tenha faltado um pouco na branca, ficaram com preguiça, hehe. Não é que tenha ficado ruim, talvez tenha ficado simples demais. Na minha opinião, poderiam ter adicionado algum elemento que conversasse com o mesmo conceito utilizado na listrada.

Na branca, as costuras são diferentes da listrada. A gola é diferente também, um pouco mais arredondada. As mangas parecem ser um pouco maiores com relação à listrada.

Algo curioso aconteceu nessa camisa, o formato dos números das camisas não foram os mesmos utilizados da camisa listrada e preta. Foram utilizados a mesma tipografia de 2006. Não que precise ser uma regra, mas acredito que tenha sido algum problema no fornecimento da Kappa. Acho que só foi recebido pelo Botafogo o molde dos números brancos, utilizados na listrada e na preta. Os números pretos devem ter tido algum problema, enfim, curioso, até porque foi com o mesmo molde até o final do uso desta camisa branca.

Terceira camisa – Preta

Na camisa preta as costuras são diferentes da branca e da listrada. Na marca da Kappa, aplicada no peito, foi utilizado só o logotipo (a parte escrita da marca), sem o símbolo. A gola também é diferente, com detalhes brancos.

Essa camisa também teve o mesmo problema da branca. Faltou algum elemento para unificar visualmente as três camisas. Porém, simples e bonita na minha opinião.

O short

Nos shorts, a Kappa também ousou e desconstruiu a listra da lateral e transformou em uma listra curva, que circulava todo o short, saindo bem do formato tradicional.

Acho um dos shorts mais legal que o Botafogo já teve, pois conversava visualmente com a camisa, criando uma conexão visual entre todo o uniforme.

Short branco

O formato do short branco é idêntico ao preto, mas claro, com as cores negativadas. Tudo ok, pois deveria funcionar em todas as combinações de uniformes, um belo short também.

O meião

O meião complementou bem o uniforme e utilizou a listra curva também, na parte de trás, o que deixou bem integrado com a camisa e com o short.

No ano de 2007 não foi utilizado o meião cinza. Somente o preto e o branco.

Na parte do pé do meião eu não consegui achar fotos e referências, então talvez esteja errada essa parte branca dos dedos. Se alguém tiver fotos e puder colaborar, só enviar para mim que eu altero e deixo mais fidedigno ao original.

Meião branco

Meião branco também só “negativou”, invertendo as cores, mantendo o mesmo desenho do preto.

Uniforme titular

Para a visualização ficar completa, produzi também o uniforme composto com camisa, short e meião.

Podemos observar, no uniforme titular, que todos os itens possuem a linha curva, criando um desenho único, deixando o uniforme mais moderno.

Uniforme reserva

Nesta visualização do uniforme branco, podemos ver bem que falta algum elemento na camisa branca para “conversar” com short e meião.

Terceiro uniforme

No uniforme preto até tem um elemento diferente na camisa preta, que é o detalhe branco na gola, porém, ainda sim, ficou faltando algo para fazer o “link” com o restante do uniforme.

Combinações

Fiz uma pesquisa em jornais e sites da época e contabilizei quantas vezes os uniformes foram usados. A combinação entre camisa, short e meião possibilitou 12 variações, porém foram utilizadas 10. Vamos aos números:

Uniformes Alvinegros 2007 - Combinações

Quantidade de vezes que cada combinação foi usada

Tipografia – Números e letras utilizados

Nos números tivemos duas versões, o branco com contorno dourado, utilizado nas camisas listrada e preta. E o número preto, utilizado na camisa branca. Com o destaque para os números usados, com molde de 2006, na camisa branca de 2007.

Na Copa Sul-Americana, os números também foram usados na parte da frente do short. A tipografia com os nomes nas camisas também só foi utilizado nos jogos da Copa Sul-Americana.

Marcas e patrocínios

Durante o período do uniforme, Kappa e Liquigás tiveram suas marcas vinculadas ao uniforme. Em 2007 a marca Liquigás só era estampada no peito, a partir de 2008 foi utilizada no ombro também.

Goleiro

Foram utilizados 4 uniformes diferentes de goleiro, nas cores verde, branco, cinza e preto. Destaque para a estrela na parte da frente das camisas cinza e branca.

Fotos

Aqui vão algumas fotos da temporada de 2007 para ilustrar o período que o uniforme foi utilizado.

Fotos: Gazeta Press

Como eu imaginava…

Eu gostei bastante da linha feita pela Kappa desse ano, mas sempre cabem sugestões do que poderia ser diferente. Estou fazendo alguns estudos de como eu imagino os uniformes, em breve complemento aqui.

O próximo

Espero que gostem, e deixo abaixo uma enquete de qual o próximo uniforme vocês gostariam de ver aqui no site:

Extra – Visualização em 3D

Trago aqui uma novidade legal, através do site Sketchfab, é possível visualizar todos os itens do uniforme que criei em 3D. Dá pra girar, dar zoom e até mesmo visualizar com óculos de realidade virtual, só esperar carregar e visualizar todos os detalhes.

Uniformes Botafogo
by vitorfarias
on Sketchfab

 

Saudações Alvinegras